terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Panthera pardus

Panthera Pardus
Leopardo (Panthera pardus), também chamado onça do cabo verde em Angola, é, com o leão, tigre e onça pintada, um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera. Medem de 1,25 m a 1,65 m de comprimento, e pesam entre 30 e 90 kg. As fêmeas têm cerca de dois terços do tamanho do macho. De menor porte do que a onça pintada, o leopardo não é menos feroz. Habita a África e Ásia. Possui várias subespécies, algumas criticamente ameaçadas, como o leopardo de amur, o leopardo-da-barbária e o leopardo da arábia. O leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa) e o leopardo das neves (Panthera uncia) são espécies que pertencem a gêneros diferentes, apesar do nome leopardo em comum. Um leopardo, à primeira vista, parece-se muito com uma onça-pintada. Porém, um exame mais detalhado mostra que sua padronagem de pelo apresenta diferenças significativas. Enquanto a onça apresenta pintas em forma de rosetas, os leopardos têm manchas menores, escuras de cor sólida. Quando o leopardo é totalmente negro também se denomina pantera (ou pantera negra). O leopardo possui uma longa cauda, que o ajuda a manter o equilíbrio ao subir em árvores (onde preferem comer sua presa) ou ao fazer longas corridas em grandes velocidades (cerca de 50 km/h), diferentemente da onça que não possui cauda longa. No deserto, podem atingir 15 anos de idade.
O leopardo distinguiu-se pela cor suave do pelo dourado salpicada de manchas negras, olhos claros transparentes e formas esbeltas. Está entre os mais belos animais selvagens. Apresenta pescoço longo, patas curtas e cauda longa.
Alguns leopardos são completamente escuros e chamados "panteras negras".
A época de acasalamento começa em fevereiro e vai até março, num período de gestação de 90 dias e ninhada de 3 a 5 filhotes.
Dieta
Um leopardo geralmente caça impalas e por vezes gnus, ruminantes presentes na savana. Às vezes, pode atacar bandos de babuínos quando estes invadem seu território em busca de alimento ou abrigo. O leopardo usa a sua imensa força e transporta a sua presa para cima de uma árvore para tirá-la do alcance de outros predadores como os leões e as hienas. Um leopardo consegue carregar animais seis vezes mais pesados que ele mesmo. Muitas vezes o leopardo com fome pode comer qualquer coisa até mesmo um inseto.

Símbolo
Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado "big five", correspondente aos 5 animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.

Subespécies

Ásia

Leopardo-da-anatólia (Panthera pardus tulliana)
Leopardo-árabe (Panthera pardus nimr)
Leopardo-indiano (Panthera pardus fusca)
Leopardo-do-ceilão (Panthera pardus kotiya)
Leopardo-da-indochina (Panthera pardus delacouri)
Leopardo-de-amur (Panthera pardus amurensis)
Leopardo-persa (Panthera pardus saxicolor)
Leopardo-do-norte-da-china (Panthera pardus japonesis)
Leopardo-de-java (Panthera pardus meas)

Europa

Leopardo-do-cáucaso (Panthera pardus ciscaucasia)

África

Leopardo-africano (Panthera pardus)
Leopardo-do-atlas (Panthera pardus panthera)
Leopardo-do-sinai (Panthera pardus jarvisi)
Leopardo-de-zanzibar (Panthera pardus adersi) (extinto)
Leopardo
Nome científico: Panthera Pardus
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felídea
Distribuição: É encontrado na África, na Ásia e algumas partes da Europa.
Habitat: Variados ecossistemas, da selva tropical às savanas, estepes e montanhas
Hábitos: Sobretudo, noturnos.
Nome Comum: Leopardo.
Lugares onde habitam


Mapa de distribuição do leopardo: original (vermelho); presente (verde), incerto (amarelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário