terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Panthera pardus

Panthera Pardus
Leopardo (Panthera pardus), também chamado onça do cabo verde em Angola, é, com o leão, tigre e onça pintada, um dos quatro grandes felinos do gênero Panthera. Medem de 1,25 m a 1,65 m de comprimento, e pesam entre 30 e 90 kg. As fêmeas têm cerca de dois terços do tamanho do macho. De menor porte do que a onça pintada, o leopardo não é menos feroz. Habita a África e Ásia. Possui várias subespécies, algumas criticamente ameaçadas, como o leopardo de amur, o leopardo-da-barbária e o leopardo da arábia. O leopardo-nebuloso (Neofelis nebulosa) e o leopardo das neves (Panthera uncia) são espécies que pertencem a gêneros diferentes, apesar do nome leopardo em comum. Um leopardo, à primeira vista, parece-se muito com uma onça-pintada. Porém, um exame mais detalhado mostra que sua padronagem de pelo apresenta diferenças significativas. Enquanto a onça apresenta pintas em forma de rosetas, os leopardos têm manchas menores, escuras de cor sólida. Quando o leopardo é totalmente negro também se denomina pantera (ou pantera negra). O leopardo possui uma longa cauda, que o ajuda a manter o equilíbrio ao subir em árvores (onde preferem comer sua presa) ou ao fazer longas corridas em grandes velocidades (cerca de 50 km/h), diferentemente da onça que não possui cauda longa. No deserto, podem atingir 15 anos de idade.
O leopardo distinguiu-se pela cor suave do pelo dourado salpicada de manchas negras, olhos claros transparentes e formas esbeltas. Está entre os mais belos animais selvagens. Apresenta pescoço longo, patas curtas e cauda longa.
Alguns leopardos são completamente escuros e chamados "panteras negras".
A época de acasalamento começa em fevereiro e vai até março, num período de gestação de 90 dias e ninhada de 3 a 5 filhotes.
Dieta
Um leopardo geralmente caça impalas e por vezes gnus, ruminantes presentes na savana. Às vezes, pode atacar bandos de babuínos quando estes invadem seu território em busca de alimento ou abrigo. O leopardo usa a sua imensa força e transporta a sua presa para cima de uma árvore para tirá-la do alcance de outros predadores como os leões e as hienas. Um leopardo consegue carregar animais seis vezes mais pesados que ele mesmo. Muitas vezes o leopardo com fome pode comer qualquer coisa até mesmo um inseto.

Símbolo
Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado "big five", correspondente aos 5 animais mais difíceis de serem caçados: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.

Subespécies

Ásia

Leopardo-da-anatólia (Panthera pardus tulliana)
Leopardo-árabe (Panthera pardus nimr)
Leopardo-indiano (Panthera pardus fusca)
Leopardo-do-ceilão (Panthera pardus kotiya)
Leopardo-da-indochina (Panthera pardus delacouri)
Leopardo-de-amur (Panthera pardus amurensis)
Leopardo-persa (Panthera pardus saxicolor)
Leopardo-do-norte-da-china (Panthera pardus japonesis)
Leopardo-de-java (Panthera pardus meas)

Europa

Leopardo-do-cáucaso (Panthera pardus ciscaucasia)

África

Leopardo-africano (Panthera pardus)
Leopardo-do-atlas (Panthera pardus panthera)
Leopardo-do-sinai (Panthera pardus jarvisi)
Leopardo-de-zanzibar (Panthera pardus adersi) (extinto)
Leopardo
Nome científico: Panthera Pardus
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felídea
Distribuição: É encontrado na África, na Ásia e algumas partes da Europa.
Habitat: Variados ecossistemas, da selva tropical às savanas, estepes e montanhas
Hábitos: Sobretudo, noturnos.
Nome Comum: Leopardo.
Lugares onde habitam


Mapa de distribuição do leopardo: original (vermelho); presente (verde), incerto (amarelo)

Leopardo das neves (Panthera uncia)






Leopardo das neves (Panthera uncia)

O Leopardo das neves é uma espécie de felino das altas montanhas. Podemos encontrar exemplares desta espécie nos vales das montanhas da Ásia central, a alturas de 5500 metros.

O Leopardo das neves pode ser encontrado na Mongólia, oeste e sul da China, o Nepal, o Himalaia, Tibete, Afeganistão, Paquistão,… como vemos, encontra-se por toda uma superfície de cerca de um milhão de kilómetros quadrados. Este felino vive geralmente debaixo do limite das neves. Graças à sua pelagem densa e os seus sólidos pulmões, não é afetado pela falta de oxigênio do local.

O Leopardo das neves possui uma pelagem comprida e espessa, vai desde cinzento claro ao cinzento creme. A parte inferior da sua pelagem é mais branca enquanto a zona dorsal está cheia de manchas escuras em forma de anéis (separados ou não). O leopardo das neves apresenta patas de grandes e orelhas curtas e arredondadas.

Sabemos que o Leopardo das neves é um animal muito solitário que ocupa um grande território. Tanto que uma única fêmea é encontrada num vale inteiro. É um felino excessivamente raro e difícil de observar na natureza devida a inacessibilidade do seu habitat.
Todos os dias o Leopardo das neves percorre grandes distâncias para procurar as suas presas. Ele procura um local para viver em cavidades de penhascos e parece permanecer fiel aos seus refúgios habituais.
Ao contrário do leopardo comum, o Leopardo das neves é ativo durante o dia e caça diretamente e não utiliza estratégias de ataques surpresa. Os seus grandes olhos estão perfeitamente adaptados para uma visibilidade difícil, o que lhe permite caçar em zonas mais escuras. Apesar do seu grande tamanho, o Leopardo das neves ronrona da mesma forma que os pequenos felinos. Graças às suas grandes e musculosas patas posteriores, o Leopardo das neves é o melhor saltador entre os felinos. Pode chegar a saltar até metros de altura.
O leopardo das neves é um felino moderadamente grande, de hábito solitário e que vive entre 2.700-6.000 m de altitude nas montanhas rochosas da região Central e Sul da Ásia. No inverno ele desce 1000 m. Ele sobrevive a essas altitudes graças à sua pelagem densa e os seus sólidos pulmões, não é afetado pela falta de oxigênio do local.
Sua natureza secreta significa que seus números exatos são desconhecidos. Segundo a Snow Leopard Trust estima-se que existam entre 3.500-7.000 leopardos das neves na natureza e entre 600-700 em zoológicos no mundo inteiro.
Leopardos das neves são menores que os outros grandes felinos, mas, como eles, exibem uma variedade de tamanhos, geralmente pesando entre 27-55 kg. O comprimento do corpo varia entre 75-130 cm, uma cauda com cerca de 90-100 cm de comprimento.
O leopardo das neves possui diversas adaptações para viver em ambientes frios e montanhosos. Seu corpo é robusto, sua pele é grossa, e suas orelhas são pequenas e arredondadas, que ajudam a minimizar a perda de calor. Suas patas são largas, que distribui melhor o seu peso para andar na neve. A cauda do leopardo das neves é longa e flexível, ajudando-o a manter o equilíbrio, que é muito importante nas áreas rochosas. Sua cauda também é muito espessa devido ao armazenamento de gordura e densamente coberta de pelos que lhe permite ser usada como uma manta para proteger seu rosto quando dorme.

Reprodução e ciclo de vida
O acasalamento ocorre geralmente no final do inverno. O período de gestação é de 90-100 dias e os filhotes nascem entre Abril e Junho. A fêmea dá à luz uma ninhada de 1-5 filhotes, que pesam 320-567 g. Os filhotes permanecem com a mãe até se tornarem independentes, após 18-22 meses. Uma vez independentes, eles podem se dispersar por distâncias consideráveis, mesmo atravessando grandes extensões de terreno plano para procurar novos locais de caça. Isso provavelmente ajuda a reduzir a endogamia que seria comum em seus ambientes relativamente isolados. Os leopardos das neves se tornam sexualmente maduros aos 2-3 anos, e normalmente vivem por 15-18 anos, embora em cativeiro eles possam viver por até 21 anos.



Comportamento
Um leopardo das neves vive dentro de um amplo e bem definido território, mas não defende seu território de forma agressiva quando invadido por outros leopardos das neves. Seu território varia muito em tamanho. No Nepal, onde as presas são abundantes, o território pode ser pequeno com cerca de 12-40 km2 e até 5-10 animais são encontrados aqui por 100 km2; enquanto que em habitats com poucas presas, uma área de 1.000 km2 suporta apenas 5 destes felinos.
Como outros felinos, os leopardos das neves usam marcas de cheiro para definir o seu território. Estes são mais comumente produzidos pela raspagem do solo com as patas traseiras antes de depositar a urina ou fezes, mas também pulverizam a urina em rochas.
Leopardos das neves são crepusculares, sendo mais ativos ao amanhecer e ao entardecer. São conhecidos por serem extremamente secretos e bem camuflados.
Caça e dieta
Os leopardos das neves são carnívoros e caçam ativamente suas presas. Assim como outros felinos, são oportunistas, comem qualquer carne que encontram inclusive carniça e animais domésticos. Eles podem matar animais com cerca de três vezes o seu tamanho, como o carneiro-azul-himalaio, tahr-himalaio e o markhor (uma grande espécie de cabra-selvagem), mas podem caçar presas muito menores, como lebres e pássaros.
O leopardo-das-neves pode atacar animais domésticos, o que gera conflito direto com os seres humanos. Os pastores matam leopardos-das-neves para impedi-los de atacar os seus animais. Não há relatos de ataques desse felino a seres humanos, e parecem estar entre os menos agressivos de todos os grandes felinos.
                Classificação cientifica
Gênero: Uncia
Espécie: P. uncia
               Distribuição geográfica

Felinos

Introdução

Os felinos fazem parte da grande família de mamíferos carnívoros, que vai desde o gato doméstico até o leão, o rei da selva. Todos apresentam garras longas e encurvadas e alguns deles possuem unhas retrateis, ou seja, quando o animal as encolhe, elas são envolvidas pelas dobras da pele. As patas da frente têm 5 dedos e as de trás 4. Todos são privilegiados de um ótimo olfato, audição aguda e a capacidade de enxergar muito bem durante a noite. Possuem mais de 500 músculos e mantém o controle sobre todos. Sua espinha é bastante flexível, o que lhes permite subir em árvores com facilidade.
A alimentação é constituída basicamente de pequenos mamíferos, roedores e aves.
Habitam todos os continentes, exceto a Antártida e Oceania.
Os felinos brasileiros de algum modo estão ameaçados de extinção. Com a crescente distribuição dos ecossistemas e consequentemente da vida selvagem, a criação em cativeiro uma importante estratégia para a conservação das espécies.

Jaguatirica
Nome científico: Leopardus pardalis
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Distribuição: Sudoeste do Texas (EUA) e do Oeste do México até o Norte da Argentina.
Habitat: Cerrado Caatinga, Pantanal, Florestas Tropicais e Subtropicais.
Hábitos: Diurnos/noturnos
Nome Comum: Jaguatirica ou gato-do-mato.

Características: 
A jaguatirica tem o corpo esbelto e musculoso. O s pelos são curtos e apresentam suave coloração de fundo amarelado ou pardo-acinzentado, com manchas pretas arredondadas, que podem apresentar-se como listas na parte superior do corpo. No ventre e nas patas a cor é esbranquiçada. O adulto pesa até 15 kg e mede até 50 cm de altura, sendo considerado um felino de médio porte. Alimentam-se de aves, répteis, roedores, coelhos, cutias, e pacas. Em cativeiro alimenta-se de carne picada e pequenos animais abatidos. A idade mínima para procriação das fêmeas é de 18 meses e os machos começam a partir dos 15 meses. A fase de reprodução vai de setembro a novembro e a gestação dura entre 70 e 75 dias. Geralmente, nasce de 1 a 2 filhotes. A jaguatirica vive, em média, 20 anos. A jaguatirica está atualmente ameaçada de extinção devido à caça predatória e a devastação de seu habitat natural.


Leopardo
Nome científico: Panthera Pardus
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Distribuição: É encontrado na África, na Ásia e algumas partes da Europa.
Habitat: Variados ecossistemas, da selva tropical às savanas, estepes e montanhas
Hábitos: Sobretudo, noturnos.
Nome Comum: Leopardo.

Características:
O leopardo distinguiu-se pela cor suave do pelo dourado salpicada de manchas negras, olhos claros transparentes e formas esbeltas. Está entre os mais belos animais selvagens. Mede até dois metros de comprimentos e pesa cerca de 90 kg. Apresenta pescoço longo, patas curtas e cauda longa.
Alguns leopardos são completamente escuros e chamados "panteras negras".
A época de acasalamento começa em fevereiro e vai até março, num período de gestação de 90 dias e ninhada de 3 a 5 filhotes.


Leopardo Asiático
Nome científico: Felis (prionailurus) bengalensis
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Distribuição: Compreende deste a Índia até a Sibéria, chegando ao extremo Oriente do continente, incluindo o Japão, Filipinas e as ilhas menores da Indonésia.
Habitat: Selvas de Bangladesh, Afeganistão, Burma, Camboja, China, Índia, Indonésia, Japão, Coréia, Laos, Sumatra, Bornéu, Malásia, Nepal, Paquistão, Filipinas, Taiwan, Tailândia, antigas repúblicas da URSS e Vietnam.
Hábitos: Crepusculares e noturnos
Nome comum: Leopardo asiático ou gato leopardo.

Características:
É semelhante à jaguatirica da América do Sul, em geral, de porte menor. Mede entre 40 e 90 cm de comprimento e seu poso varia entre 3 e 8 kg. Nas regiões frias, o período de acasalamento ocorre uma vez por ano, entre os meses de fevereiro e março. Já nas regiões tropicais, o acasalamento ocorre durante todo o ano. As crias são de 2 à 4 filhotes num período de gestação de 65 à 70 dias. Alimentam-se de pequenos herbívoros, lebres, répteis, insetos, enguias, peixes e ocasionalmente carniça.
Vivem até 15 anos.


Onça Preta
Nome científico: Panthera onca
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Distribuição: Do sul dos Estados Unidos ao Norte da Argentina.
Habitat: Florestas tropicais
Hábitos: Noturnos
Nome Comum: Onça preta, pantera negra ou pantera nebulosa.

Características:
A onça preta é uma variação melânica, ou seja, a onça pintada e a preta são da mesma espécie, mas a onça preta possui mais melanina (pigmento que dá cor escura) no pelo. Pode chegar até 3 metros de comprimento e pesar até 140 kg.
Atualmente, a onça preta está ameaçada de extinção, procurada principalmente pela beleza de sua pele.


Onça Pintada
Nome científico: Panthera onca
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Distribuição: América do norte (Arizona, Texas e Novo México) e América do Sul.
Habitat: Florestas e Savanas
Hábitos: Noturnos
Nome comum: Onça pintada.

Características:
Aparência esbelta, com pernas relativamente curtas e cabeça arredondada. Sua pelagem apresenta uma tonalidade amarela com manchas pretas em forma de roseta, com exceção da região ventral, que é branca. É o maior felino do continente americano e pode chegar até 135 kg.
Alimenta-se de aves e mamíferos. A reprodução ocorre durante o ano inteiro, com gestação de 93 a 105 dias, nascendo 2 filhotes no máximo. Vivem em média, 20 anos.


Leão
Nome científico: Panthera leo
Classe: Mammalia
Subclasse: Theria
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Subfamília: Felídae
Distribuição: África e Ásia
Habitat: Savanas e regiões semidesérticas
Hábitos: Crepusculares
Nome comum: leão (macho) leoa (fêmea)

Características:
Quando nascem, medem cerca de 33 centímetros, pesam 2 kg e apresentam manchas pardas que somem conforme crescem. A partir de 2 anos Os machos desenvolvem uma juba de que vai do amarelo claro ao preto.
Seu comprimento na fase adulta vai de 1,80m a 2,40m, pesando em torno de 170kg a 190kg.
Atinge a maturidade reprodutiva entre 3 e 4 anos e a reprodução ocorre durante o ano inteiro. A gestação pode durar até 95 dias, nascendo de 2 a 4 filhotes. Alimentam-se principalmente de zebras, veados, antílopes e girafas. Em média, uma fêmea precisa de 5 kg de carne por dia e um macho de 7 kg. Porém, na natureza, a caça tem um ritmo irregular e pode acontecer deles ficarem sem comer durante dois ou três dias. Quando a caça é farta, podem ingerir 20-30 kg de carne de uma só vez.
Vivem, em média, 15 anos.


Tigre
Nome científico: Panthera tigris
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Felidae
Distribuição: Ásia
Habitat: Matas, Bosques e Bambuzais.
Nome comum: Tigre.

Características:
O tigre possui garras fortes, dentes afiados e enfrentam qualquer animal. Seu comprimento varia de 1,42 a 2,60 metros, incluindo a cauda que pode medir mais de um metro e pesa cerca de 200 quilos. Sua pelagem tem como cor de fundo um amarelo claro e listras negras em todo o corpo. Nenhum tigre tem as listras do pêlo igual ao de outro, assim como os seres humanos que não possuem impressões digitais iguais, mesmo sendo gêmeos.
Se reproduz a cada três anos. A gestação leva cerca de 108 dias e nascem de 3 a quatro filhotes por ninhada.
Alimenta-se de animais como leopardos, crocodilos, tartarugas, peixes e outros tigres. Podem comer os seres humanos, também.
Vive cerca de 13 anos e é considerado os maior dos felinos.